Pressão aumenta sobre os cristãos uzbeques

 

 

A pressão sobre os cristãos do Uzbequistão continua aumentando. Detenções, multas e prisões são as punições para todos aqueles que forem pegos portando literaturas cristãs e ou a Bíblia

 

 

 

*Lena, uma destemida implantadora de igrejas de mais de 60 anos, cuja história se resume em servir a Deus, apesar da perseguição,  está sofrendo pressão novamente.

“Descobrimos que Lena está sofrendo muita pressão no momento. A polícia secreta está por toda a parte, e a tem pressionado. Os membros da igreja foram interrogados, pela polícia, sobre as atividades de Lena. Lena contou que, graças a Deus, sua confiança está n’Ele, mesmo enfrentando perseguição”.

Novos problemas e perseguições têm atingido Lena e seus parentes. Lena é uma pessoa muito ativa no evangelismo e discipulado, treinando líderes e novos convertidos. Por causa de todas as suas atividades religiosas, ela está na lista das pessoas mais procuradas pela polícia.

De vez em quando, ela foge de sua cidade para evitar ser presa, algum tempo depois ela volta para dar continuidade ao seu ministério. Várias semanas atrás, a polícia tentou prendê-la, então ela teve que se mudar novamente para outra região.

Ela decidiu ficar por alguns dias com Ayoub* e Latife*, seus parentes. Lena planejava ir a um hospital, em um país vizinho, para tratar de sua visão que está se deteriorando, por causa do diabetes. Enquanto ela aguardava o dia certo para partir, Ayoub e Latife enfrentaram sérios problemas com a polícia.

Lena tinha acabado de sair para fazer algumas compras, então a polícia veio até seus parentes e os intimou para que fossem a outro distrito da cidade para “uma entrevista”. Eles prometeram voltar alguns dias depois.

Algumas horas mais tarde, Ayoub decidiu visitar seu pai em casa e checar alguns livros e materiais de áudio que estavam guardados lá. Assim que ele saiu da casa de seu pai, a polícia chegou e revistou o apartamento, pois já  vinha monitorando os passos de Ayoub e sabia de suas atividades. Todos os materiais foram apreendidos e Ayoub, seu pai e seu irmão foram levados para a delegacia e mantidos lá para interrogatórios, por cerca de 10 horas.

Imediatamente após o ocorrido, a polícia foi até a casa de Ayoub com três viaturas para prendê-lo por porte ilegal de materiais religiosos, e já que o apartamento está em seu nome, ele é considerado responsável por todos os livros apreendidos. Era quase meia-noite, Ayoub não estava em casa, Latife estava sozinha com sua filha recém-nascida e um filho de 5 anos que estava doente. A polícia continuou batendo na porta e ameaçou derrubá-la e prendê-la caso a porta não fosse aberta.

Lena também estava lá e  decidiu tomar as rédeas da situação. Ela disse à polícia que os livros e materiais pertenciam a ela, sabendo muito bem que as consequências disso eram drásticas. Ela também foi levada para a delegacia. Depois de passar mais de 10 horas na delegacia, Lena, Ayoub, seu pai e seu irmão, foram todos libertados, mas as autoridades deram início a um processo judicial contra Lena.

Toda a tensão e o tempo que passou na delegacia, afetou seriamente a saúde de Lena. Ela passou mal, por causa do diabetes e pressão alta. A polícia, no entanto, decidiu continuar com os procedimentos judiciais e a levou de volta para sua terra natal. Uma busca foi feita no apartamento de Lena, e os policiais encontraram vários DVDs, 3 deles com conteúdo cristão.

O juiz de sua cidade a  condenou ao pagamento de uma multa, equivalente a cinco salários mínimos. De acordo com a lei usbeques, o primeiro processo em tais situações é administrativo, já o segundo, tem caráter penal.

Este segundo processo, pelo qual Lena terá que passar, provavelmente terá início no começo de junho, na cidade seus parentes. Ela será acusada de posse ilegal de materiais religiosos, já que assumiu voluntariamente a responsabilidade sobre os mesmos.

Lena e seus parentes estão contando com suas orações neste momento.

*Nomes fictícios

Pedidos de oração

• Peça a Deus que dê sabedoria ao advogado que está dando assistência jurídica a Lena.

• Ore por sabedoria e coragem para Ayoub e Latife saberem o que fazer nessa situação, e que possam sentir a presença de Deus nesse momento difícil.

• Ore para que a paz de Deus esteja com Lena, e pela restauração de sua saúde.

• Ore para que a polícia diminua a pressão sobre Lena, e que ela possa continuar seu trabalho como líder da igreja doméstica. Ore também pela segurança das diversas igrejas domésticas neste país.

 

Fonte: Portas Abertas http://www.portasabertas.org.br/noticias/2012/05/1560001/

Tradução: Marcelo Peixoto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s