Sepultamento de cristão gera tumulto na Índia

 

 

 

Na última semana, cristãos se reuniram para chorar a morte de um novo convertido, mas foram violentamente atacados por aldeões hindus, que se recusavam a permitir que o corpo do jovem fosse cremado em sua aldeia, no vilarejo de Balgal, no Estado indiano de Chhattisgarh

 

 

 

Pawar, 31, estava há vários anos fazendo tratamento contra asma e anemia, razões pelas quais ele foi hospitalizado no início de abril. Sua saúde melhorou e ele foi liberado logo em seguida. Ele e Champa, sua esposa grávida, ficaram hospedados na casa de um irmão por alguns dias.

Na manhã de 20 de abril, ele começou a se queixar de uma dor no peito; sua esposa e famíliares tentaram socorrê-lo. Mas ele faleceu a caminho do hospital.

Quando os cristãos de Balgal e cidades vizinhas ficaram sabendo do ocorrido, foram consolar e ajudar a esposa de Pawar com os preparativos finais para sua cremação. Então aldeões hindus se reuniram em frentea  sua casa insultando e acusando os cristãos e sua familia de terem envenenado Pawar. Eles não quiseram permitir o enterro de Pawar em Balgal, exigindo que o corpo fosse levado para ser cremado.

O tumulto aumentou, e os moradores começaram a agredir os 40 cristãos presentes. De acordo com os cristãos que foram atacados, em depoimento a colaboradores da Portas Abertas, “os cristãos foram empurrados para dentro de uma pequena casa e agredidos, sem piedade, até que um deles caiu inconsciente”. Os cristãos só conseguiram salvar suas vidas porque fugiram do vilarejo enquanto eram perseguidos pela multidão enfurecida. Alguns jovens da aldeia tentaram abusar sexualmente das mulheres cristãs prensentes, disseram testemunhas.

A polícia local interveio para controlar o tumulto. Apesar de vários cristãos tentarem prestar queixa na delegacia, a Polícia se recusou a ouvi-los e ordenou que fossem embora.

A equipe da Portas Abertas Internacioal foi ao local do incidente, acompanhada por uma equipe médica para dar assistência aos cristãos agredidos. A equipe da Portas Abertas encorajou os cristãos a registrarem uma queixa oficial na polícia, e a queixa foi finalmente registrada após pressionarem as autoridades.

Na manhã seguinte ao registro da queixa na polícia, os cristãos foram ameaçados pelos aldeões de Balgal: “retirem a queixa, ou sofrerão as conseqüências, isso pode custar suas vidas”, ameaçaram.

Os cristãos são menos de 2% da população no Estado de Chhattisgarh, região em que os grupos extremistas hindus são muito fortes. Uma grande parcela da população é composta por dalits e tribais, muitos dos quais adotaram o cristianismo recentemente, e recebem constantes  ameaças dos grupos radicais que alegam que suas conversões foram forçadas.

Pedidos de oração

• Por favor, ore por proteção e  conforto para Champa (esposa de Pawar) e direção para lidar com o futuro incerto, após perder o marido. Champa está no seu primeiro trimestre de gravidez.

• Ore pela cura física e emocional de todos os cristãos agredidos nesse ataque.

• Por favor, ore por proteção e coragem para todos os cristãos da região que estão com medo após este terrível incidente.

• Por favor, orem por um justo inquérito policial sobre o ataque no vilarejo Balgal.

 

Fonte: Portas Abertas http://www.portasabertas.org.br/noticias/2012/05/1522415/

Tradução: Marcelo Peixoto

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s