Igreja no Marrocos tem potencial para crescer

 

 

 

Há dois anos atrás, muitos cristãos estrangeiros foram expulsos do Marrocos, isso mudou a realidade da igreja marroquina. Hoje, os cristãos, reúnem-se em grupos bem menores do que estavam acostumados, e uma igreja com vinte membros já pode ser considerada grande

 

 

 

O ano de 2010 foi um ano difícil para a Igreja no Marrocos. “Depois que os estrangeiros foram expulsos, quase a metade das igrejas pararam com suas atividades, foi realmente uma grande repressão” disse um colaborador de Portas Abertas, responsável pela África do Norte. Um ano depois, a situação voltou ao normal para cerca de 3 mil cristãos, mas a tendência é dividir os grupos de crentes em grupos ainda menores.

O corrente ano de 2012 é visto como  crucial para a igreja no Marrocos. Há  sinais de que as coisas podem tornar-se ainda mais difíceis. No início de março, três irmãos foram presos em uma cafeteria. “Ficou claro que eles foram presos por causa da fé em Cristo.

Os policiais fizeram perguntas sobre seu dia a dia e procuraram  literatura cristã e outros materiais. ” De acordo com o porta-voz da Portas Abertas, eles tambem tentaram encontrar um pastor que discipulava os três homens, mas ele pode ser avisado antes e fugir para um lugar seguro. Os três homens foram libertados, um dia depois de sua prisão, por falta de provas.

“Para os cristãos marroquinos, essas prisões são um sinal de alerta. O país agora é liderado por um governo com clara influência islãmica, os cristãos acreditam que as prisões são o começo de uma nova tendência “, diz ele.

De acordo com o colaborador de Portas Abertas, o fato de que muitos estrangeiros tiveram que deixar o país acabou sendofator positivo para a igreja marroquina. “A igreja precisa ter uma personalidade própria para se organizar. A maior dificuldade é a financeira. As igrejas têm menos dinheiro, agora. ”

Tornar-se cristão no Marrocos não é proibido,mas é quase um milagre quando alguém se converte. “É proibido compartilhar o evangelho com os não-cristãos.” Uma das ferramentas que Portas Abertas oferece como suporte para fortalecer a igreja são os programas de TV e sites cristãos. O fato é que os cristãos precisam de muita sabedoria e discernimento, pois o governo tenta se infiltrar no meio deles através de espiões.”

A Igreja marroquina mudou muito nos últimos anos. “Há dez anos atrás, a maioria dos membros eram solteiros, agora podemos ver famílias inteiras, nas igrejas. Isso também faz com que a Igreja fique cada vez mais forte. Eu diria que a igreja tem potencial para crescer por si só. A igreja tem bons líderes que são destemidos e bem fundamendados na Palavra.

A Portas Abertas auxilia os líderes cristãos no Marrocos. “Oferecemos treinamento, capacitamos os líderes para que possam treinar outros e assim permanecerem no país, apesar das dificuldades.”

Pedidos de oração

• Interceda pelos  três cristãos que foram presos e depois libertos para que Deus lhes dê coragem para continuar a sua caminhada com Ele;

• Ore para que o treinamento de líderes cristãos no país seja bem sucedido;

• Peça a Deus  que mais marroquinos possam assistir os programas cristãos em TV’s e Websites.

 

Fonte: Portas Abertas. http://www.portasabertas.org.br/noticias/2012/03/1487634/

Tradução: Marcelo Peixoto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s